29.12.06
Um Gordo Cego e Safado
Ninguém é safado a vida inteira, geralmente, só se é safado às vezes. E há momentos propícios para expor essa qualidade. Ontem, ou na madrugada do dia 29 de dezembro, o apresentador Jô Soares escancarou sua safadeza e sua cegueira para milhares de brasileiros e brasileiras. E pode se dizer que não foi premeditado.
Há um bom tempo seu programa é formado por três blocos de entrevistas. Mas, agora, uma pessoa/personagem usa dois deles, geralmente o que Jô, que também assina a produção, julga ser o mais importante (antigamente eram três entrevistados, um para cada bloco, raramente mudava). Prometo não falar em audiência. Eu sei que deveria, mas Jô, o mesmo que vez por outra usa seu nobre espaço para falar de política, nos especiais “as meninas do Jô”, não pode ser analisado por esse ângulo. Afinal, ele é, sim, um dos intelectuais de nosso pobre país.
Pois bem, voltando ao que interessa, no programa que citei havia duas personalidades a serem entrevistadas: um rapaz chamado Russo e um senhor chamado Affonso Romano de Santanna. O rapaz é um músico que toca violão e pandeiro (com o pé direito), ao mesmo tempo, e as canções que ele toca são covers de grupos estrangeiros antigos. Sua maior virtude é cantar/imitar a Janis Joplin e Louis Armstrong. O senhor, outra personalidade, é um ensaísta e poeta (as outras descrições virão depois).
Exercício de criança: se você fosse o José Soares, vulgo Jô, quem você escalaria para usar seus dois blocos, ou os seus blocos mais importantes? Um músico que imita outros músicos (Russo) ou um poeta/ensaísta (Affonso Romano de Santtanna)?
Se você optou pelo Russo desista agora do texto. Por favor, não quero ser estúpido e mandá-lo à merda por tabela.
É inacreditável, mas Jô, o mesmo que gosta de debater sobre política nacional com suas “meninas”, optou por Russo (se fosse o Renato, beleza). Russo é entretenimento dos mais baratos, apenas imita e cantarola canções de outras pessoas. Goza com o pau dos outros, e só. Não produz uma arte decente, apenas a de imitar. Agora Affonso Romano de Santtanna, não. Esse é poeta (coisa rara). Aliás, a poesia, que nunca morrerá (mas a cada dia parece estar mais agonizante aos olhos do povo), está nesse estado exatamente por causa do Jô, e quando falo Jô, falo e reclamo à Tv, maior meio de massa de nosso tempo.
Jô aplaudia e ria fascinado depois de cada canção cover de Russo. E ao final da entrevista veio aquele “ahhhhhh” da platéia, amestrada a pão e água pelo redondo apresentador/escritor/humorista. Ficaram tristes por que o Russo tinha de ir. Foi, realmente, triste.
Chegou à vez de Affonso Romano de Santtanna. O poeta disse que poesia faz bem à uma da madrugada e leu três poemas fantásticos sobre sombras (do seu recente livro O Homem e Sua Sombra), e também debateu sobre um tema atualíssimo, a cegueira. Tudo isso em torno de dez a quinze minutos. Em um momento da curta entrevista, sentindo-se inferiorizado, Jô Soares apenas se contentava, não a perguntar sobre algo, mas a retrucar. E foi quando Santanna falava sobre o livro de Saramago “Ensaio Sobre a Cegueira”, que Jô, quase um Papai de Noel de terno, falou: “o Saramago é muito ranzinza”. E você sabe por que ele acha isso? Por que Saramago defende a tese que existe uma poluição informativa (não é esse o termo) hoje em dia, ou seja, um excesso de informações que os meios nos jogam diariamente. Vê-se demais e se absorve de menos, na verdade, nem o próprio meio absorve, ele cospe. Santanna (de mãos dadas a Saramago, prêmio Nobel) falou o óbvio. Tão óbvio como toda poesia que nos cerca, e que só um artista como ele vê. Só que Jô, de óculos sempre, mesmo assim insiste em não ver. A entrevista de poucas perguntas da parte do apresentador chegou ao fim, e nenhum “ahhh” se ouviu da platéia. Triste, muito triste.
Antes, até pouco tempo atrás, era a “Anistia Geral” que bradavam pelas ruas, agora, imploramos pela “Anestesia Geral”, mesmo sem saber. Políticos, violência, arte. Não sentimos nada. Apenas retrucamos junto a platéia num “ahhhh” abissal. Esse “ahhh” é uma pena, em todo o sentido que a palavra pena possa ter. Eu poderia, e deveria, ficar muito preocupado com isso. Mas o Brasil, pelo menos o meu, o Brasil que eu respiro, não merece qualquer preocupação. Se merecesse Jô levaria, depois dessa, no mínimo, uma surra.
1.12.06
23.11.06
Caçador de Mitos: Anorexia é Doença de Rico?
Primeiro vamos a resposta. Sim, anorexia é doença de rico. Até hoje não houve um caso sequer na medicina de um pobre que tenha chegado a um hospital reclamando que não quer comer por que precisa emagrecer e blá blá blá.
O médico e Pós Dr, com mestrado e tudo, na University of Massachupets Now, Obesinaldo Graxon, explica e complementa. “Anorexia é doença de rico, da mesma forma que sarna, vermes e tétano são doenças de pessoas da classe baixa, ou ralé mesmo. A anorexia é uma doença psicológica, e todas doenças psicológicas estão relacionadas à frescura, e frescura é coisa de quem tem bala na agulha”.
Resumindo: pobre anoréxico ou cleptomaníaco, outra doença difícil de engolir nas classes baixas, é lenda, balela, vagabundagem ou pirraça mesmo.
22.11.06
20.11.06
O Bambu e o Furo
Explicando ao leitor: vimos esse vídeo com antecedência, mas como A Pipa do Vovô quer ser sempre a última a dar o furo (já que não há outro jeito, jornalisticamente falando), não sentimos qualquer embaraço em sermos chamados de ultrapassados ou coisa do tipo.
16.11.06
MPB em Campo
Goleiro: Erasmo (seu melhor amigo era craque desde novo, então, decidiu ser goleiro, e se deu bem).
Lateral direito e esquerdo: Luiz Gonzaga (defende bem as raízes forrozeiras, e vai faceiro para o ataque quando necessário); Cartola (fundou uma escola de samba, conhece a ala como poucos, gênio).
Dupla de Zaga: Tim Maia (zagueiro armário de coração mole que sabe dar botina e ser racional ao mesmo tempo); Tom Jobim (maestro, sempre defendeu o Brasil lá fora, aqui idem).
Volante: Caetano Veloso (sofreu na mão da ditadura e sempre defendeu a pátria sem medo, também sabe jogar, e muito).
Meias: Chico Buarque (craque cerebral, cadenciador, todas as bolas são carimbadas por ele); Mutantes (a criatividade do time, não tem medo de experimentar, tem um futebol muito a frente do seu tempo).
Atacantes: Jorge Ben (estilo ponta de lança africano, alegre, competente e driblador); Raul Seixas (beberrão inconseqüente, irresponsabilidade que todos querem ter).
Centroavante: Roberto Carlos (o Rei Pelé da Mpb, o mito, o time joga pra ele, e ele resolve, amado por todos, da empregada ao empresário).
Os Reservas e seus motivos:
Goleiro: Milton Nascimento (muito calmo e pacato, fala pouco com a equipe).
Zagueiros: Tonico e Tinoco (são bons de bola, mas só jogaram em times, e tiveram sucessos, pequenos), Lupicínio Rodrigues (é gênio, mas leva muita bola nas costas).
Meias e Volantes: Gilberto Gil (faria um bom meio com Cae, mas misturou demais os ritmos), Odair José (o povo gosta, mas o técnico acha que ele é um volante brucutu), Los Hermanos (grande promessa), Djavan (jogador difícil, tem horas que decide, tem outras que some).
Atacantes: Cazuza (ponteiro irresponsável, e porra louca demais, não joga para o time), Marisa Monte (joga muito, mas só funciona bem com Carlinhos Browm e Arnaldo Antunes), Legião Urbana (futebol incisivo, mas mecânico, quase europeu).
Centroavante: Elis Regina (estilo matadora, só não é titular por que nunca compôs nada).
Obs Necessária: João Gilberto pediu para não ser convocado.
7.11.06
Tom Zé É Internado no Hospício
No disco Todos os Olhos, de 1973, o homem enfiou uma bolita num c* e enganou a todos os olhos
O mundo da MPB sabia. Quem era vizinho dele sabia. Sua esposa, Neuza Brito, a pessoa que o entregou, sabia. Agora, você também saberá: Tom Zé, enfim, foi internado no hospício Casa de Repouso Sandia, em São Paulo. De camisa de força e tudo.
A armadilha foi simples. Sua esposa disse que um artista plástico muito conceituado internacionalmente faria um ensaio fotográfico com ele num estúdio. Afirmou também que ele vestiria uma camisa de força para fingir que era louco. Tom Zé ainda rebateu: "vou só fingir, né amor?". Daí foi batata, bastou o artista vestir a camisa e pronto. Três funcionários do pinel o levaram.
"Graças a Deus! Foi difícil fazer isso, mas ele achava que não era maluco, sabe? Dizia que fazia sucesso, que sua música era fantástica, que o mundo o admirava. Ai, ai, como dói", declarou Neuza.
Tom Zé lançou recentemente um álbum "experimental", chamado Dança-Êh-Sá. As faixas do disco são grunidos e sons que nada dizem. Sua gravadora, a Trama, se obrigou a lançá-lo, pois se não o fizesse seria rotulada de capitalista, título que não a agrada.
Momento Leão Lobo: Boatos fortíssimos que a próxima convidada para um ensaio fotográfico (com camisa de força, óbvio) será a Baby Consuelo ou do Brasil, ex-Novos Baianos, mãe das meninas Sarah Shivah, Nãna Sarah e Zabelê, e dos meninos Krishna Baby e Kriptus-Rá .
27.10.06
Foto Brochante Deixa Empresas de Cigarro em Maus Lençóis
As duas empresas reclamam que as fotos que estampam os maços e boxes dos seus preciosos cigarros estão afugentando os clientes.
"Eu não compro os que têm a fotinho da impotência, prefiro morrer de câncer que ser brocha!", afirma, o empresário informal, Mathias Gomes Ferreira.
E a faca tem dois gumes. Não só as megas empresas são afetadas, as micro-pequenas-empresas-grandes-negócios também estão sofrendo com a foto.
"Eles já chegam falando: me vê um cigarro Tia, mas me vê com a foto do feto morto, do velho na capa da gaita ou do câncer na garganta, por favor!", concluiu, a dona de bar, Rúbia Slatter Veloso. "E se só tem a capa do cigarro brocha, eles pedem um charuto, ou qualquer coisa que queime", completa a empresária.
A foto não afeta só a vendas. Segundo sociólogos, já há uma evidente migração do cigarro para outras drogas como a maconha, o crack e a cocaína. "As pessoas estão migrando para outras drogas não-brochantes devido a essa foto, pois para elas é melhor ser viciado e criminoso do que ser frígida ou bandeira à meio pau", diz, o especialista comportamental, Aloisio Richard Salvador.
As empresas mandaram um documento para o ministério que, rapidamente, já pensa em banir a foto das caixinhas.
18.10.06
Nordestinos Fazem Protesto em Prol da Rapadura
Genival Lacerda no vocal, Fagner e Belchior nas guitarras e a nas baquetas a participação especial do rolling stone Charlie Watts. "Foi fantástico, só quem compareceu ao estádio entende o que aconteceu, meu Deus to passando mal!", falou o antendente de operadora de telefonia móvel de última geração, Cristiano Costa Flores.
O momento alto do espetáculo foi uma versão de Satisfaction, clássico dos Rolling Stones. A música foi renomeada para Rapaturaction! (com a exclamação). Os versos diziam: "eu não vejo mais rapadura no mercado/ ando por aí em busca de rapadura/ eu não encontro/ eu não encontro".
No final da canção ouve até uma seção embromation feita pelo hilário Genival, que coçava, elegantemente, sua pança a todo instante. Aos berros o compositor de Severina Xique-Xique (ele tá de olho na butique dela), dizia: "i cant get no Rapaduration!". E depois ainda completou: "eu sou o Miqui Jégue!". O estádio foi a loucura.
Agora, depois do evento realizado, é esperar e ver se os estados nordestinos voltam a produzir, em escalas normais, a tradicional rapadura.
9.10.06
Utilidade Pública 2 - Ler É o Melhor Remédio Para o Seu Mal
- “Zen e a Arte de Manutenção de Motocicletas”, Robert Pirsig
- “A Montanha Mágica”, Thomas Maan
- Admirável Mundo Novo”, Aldous Huxley
- “Estórias de Fada”, Oscar Wilde
- “A Revolução dos Bichos”, George Orwell
- “Capitães de Areia”, Jorge Amado
- “Encontro Marcado”, Fernando Sabino
- “O Apanhador no Campo de Centeio”, J.D. Salinger
- “Discurso Sobre a Serenidade Voluntária”, Etiènne de la Boutie
- “O Senhor dos Anéis”, JRR Tolkien
- “Siddharta”, Herman Hesse
- “Demian”, Herman Hesse
- “Narciso e Goldmund”, Herman Hesse
- “O Lobo da Estepe”, Herman Hesse
- “Histórias Extraordinárias”, Edgar Allan Poe
- “Fundação”, Isaac Asimov
- “1984”, George Orwell
Outros autores:
- Júlio Verne - Fernando Pessoa - Carlos Drummond de Andrade - Colin Wilson
Outros livros:
- “O Vampiro Lestat”, Anne Rice
- “Feliz Ano Velho”, Marcelo Rubens Paiva
Embriagado, Ronaldinho Assume Homossexualidade
Ronaldinho Gaúcho esteve, nessa manhã, numa radio em Barcelona. O programa de futebol humorístico, La Pelota Cuadrada, é transmitido ao vivo pela radio Onda Cero. O atleta, segundo consta, chegou ao estúdio em estado de embriaguez.
Os apresentadores percebendo isso começaram a instigar o craque, e em certo momento um deles perguntou (segue nos parenteses a tradução): "Ronaldinho, como no tienes novia con todo su dinero? (Ronaldinho, como não tens namorada com todo seu dinheiro?)". E o atual melhor jogador do mundo foi enfático, repetindo três vezes em voz alta. "Jo soy maricon! (Eu sou bixa!)". Dando murros na mesa.
O clima, que estava agradável, ficou tenso. Logo, Ronaldinho não se conteve e começou a chorar. E depois do choro desabou em críticas a seu irmão mais velho, e empresário, Assis, dizendo que o mesmo não lhe deixava viver nem ter relacionamentos com outros homens em paz.
A assessoria de imprensa do astro não o deixou terminar, desligando os microfones do estúdio. Muitos dizem que ouviram o jogador dizer que sua filha é fruto de inseminação artificial. Houve um principio de tumulto e a entrevista se deu por encerrada.
28.9.06
Um Pouco de Feminismo, Um Pouco de Verdade
Um Pouco de Machismo, Um Pouco de Verdade
27.9.06
Luizão, o Respeitador
Mas o fato curioso é que Luizão não marca um gol desde de 19 de julho pelo seu atual clube, o Flamengo.
25.8.06
Associação de Anões Promete Processar NASA por Causa de Plutão
A associação de anões do Brasil, nomeada Gente Pequena, processará a mundialmente famosa NASA.
Os anões brasileiros sentiram que a NASA agiu com preconceito no caso Plutão, que era um planeta e agora não é mais, simplesmente por que é considerado um planeta anão.
“Ah, não! Não podemos aceitar isso. Se qualquer coisa, seja planeta, seja uma pessoa for rebaixada de cargo por pura e simples questão de tamanho, está evidente que há preconceito”, concluiu o publicitário Hélio da Silva Pottes, que já encaminhou o processo ao advogado da associação.
A NASA, via sua assessoria de imprensa, foi procurada e não quis falar sobre o assunto.
24.8.06
Retratista da Polícia Comete Assassinato em Série
Depois de trabalhar vinte anos para a polícia japonesa, o retratista (ou desenhista de retratos falados) Kanji Hira, de 48 anos, enlouqueceu.
Hira teve seu dia de fúria. Depois de tentar reconhecer um assassino, tendo apenas o retrato falado do mesmo, o retratista se indignou e descarregou sua pistola em todos suspeitos que ali estavam dispostos em fila indiana. Os oito suspeitos do crime faleceram no local. E Hira acabou sendo preso na hora por um colega de trabalho.
Segundo o depoimento de Hira, ele estava cansado de desenhar pessoas que ele considerava “iguais”. Pois no Japão, poucos crimes são solucionados na base do retrato falado. Isso por que as pessoas de descendência nipônica se parecem muito. E muitos dos criminosos mudam seu visual depois de cometer seu crime. O que dificulta ainda mais o serviço da polícia e do ex-retratista.
Kanji Hira foi julgado e condenado a prisão perpétua.
Morre o Cantor e Compositor Peninha
O compositor de Sonhos e Sozinho, ambas canções de muito sucesso interpretadas na voz de Caetano Veloso, vendeu mais de 2 milhões de cópias entre composições e discos próprios. Recentemente ele divulgava seu último album "Coladinhos", fazendo shows pelo Brasil. Sua última aparição foi no programa de Sílvio Santos "Rei Majestade", do SBT.
Peninha estava internado no Hospital Copa Do´r no Rio de Janeiro, desde segunda-feira (21/08). O cantor popular teve um infarto no miocárdio (músculo cardíaco que tem como função ejetar sangue que se encontra no coração) quando estava em casa assistindo televisão.
22.8.06
Vote NULO! Não seja BOB!
Utilidade Pública: Discaço!
Aí em baixo um link do Cilibrinas do Éden, disco perdido de Rita Lee, de 1973 (na verdade não se sabe ao certo a data que ele se perdeu). Muito bom! Da era pós-mutantes, porém nada progressivo. Simplesmente rock. Como deve ser. Das faixas apenas Mamãe Natureza foi aproveitada no disco Atrás do Porto Tem uma Cidade, mas com outro arranjo. Então, é tudo fresquinho, literalmente, por que o disco não soa datado.
Curiosidade: a gravadora Phillips inexplicavelmente não quis gravar as faixas na época. E até o momento nehuma gravadora se ligou em botar no mercado essa raridade.
Cilibrinas Do Éden
(Além de ouvir todas as faixas você pode baixa-las usando o mesmo link, é facil, caso você não consiga deixe um recado).
18.8.06
O Que Também É Notícia
Aconteceu em Porto Alegre (RS).
João Francisco Weber, mecânico de 41 anos, morador do bairro São Geraldo, pode se considerar um homem de sorte. Mesmo sem saber por quê. Jão, como é conhecido pelos amigos, estava aguardanto o ônibus de seu bairro numa parada pouco movimentada, quando foi interpelado por Gilson Oliveira de 33 anos, vulgo Gilso (imagem acima), foragido por seqüestro e roubo, que apenas lhe perguntou as horas. "Dez e quinze", disse o mecânico. "Gracias!", agradeceu o foragido da justiça.
Eletrecista Não Morre Eletrocutado
Aconteceu em Pato Branco (PR).
Edinelson Duarte de Lima, 37 anos, cearense de nascimento, veio para o Sul em busca de emprego e dignidade. Ainda não conseguiu obter uma assinatura em sua carteira de trabalho. Mas Edinelson está se virando. Ele vive de bicos. É o faz-tudo do bairro Santa Helena, em Vilhena. Arruma de geladeiras a aparelhos de tv, mas também ataca de marceneiro e eletricista quando precisa. Em um desses consertos, Edinelson esqueceu de desligar a chave geral do apartamento de dona Selma Vasconcellos, 31 anos. E acabou levando um tremendo choque elétrico. O homem não faleceu no local, e nem foi levado às pressas para o hospital. "Foi só um susto", afirmou o aliviado faz-tudo.
16.8.06
Só o Voto NULO Salvará!
15.8.06
Eleições 2006! Eu Sou Rebelde de Carteirinha, e Você?
Sempre opinando. Sempre a frente de nosso tempo. Sempre jornalisticamente. 99,9% das empresas jornalisticas são "imparcias" nas épocas de eleições. Ou seja, escondem suas opiniões na hora que você, ignorante decarteirinha que vota em pessoas que se escondem em câmaras e votos secretos, mais precisa dela. Então, nós deixamos clara nossa opinião. EM OUTUBRO SEJA REBELDE VOCÊ TAMBÉM!
Explicação Necessária: os personagens inseridos entre os Rebeldes são a Princesa Léia, que era a líder dos Rebeldes (não os atuais RBD´s) no filme Star Wars, e Ernesto Che Guevara, também lider de revolucionários rebeldes cubanos, mas esses de verdade.
Ah: Nosso diretor de arte, publicitário, músico, cineasta, funcionário público e canhoto André Conti Beer coordenou com maestria um grupo de 15 estagiotários do A Pipa do Vovô para a elaboração e execução destes belos "se folders".
11.8.06
Analisando e Debatendo o Vídeo "Tapa Na Pantera"
Muitos falam por aí que nosso blog é apelativo, sem conteúdo, sem moral, sensacionalista, mau caráter e diversos outros xingamentos para quem, na verdade, é "cult", "vanguarda" e "cool"(por essas e outras que já tem neguinho pedindo pra postar a última capa da Playboy, tamos pensando...).
Dizem também que não damos voz aos nossos leitores e que jornalismo é isso, e é aquilo. Então, resolvemos por em pauta um tema de suma importancia na sociedade atual: as velhas maconheiras sobreviventes da era "paz e amor".
Colaboração do, talvez, futuro estagiário desde blog, Ricardo Duarte.
9.8.06
Boa Dica de Show Cultural Musicante
História Para Boi Dormir
O musical Ball-Cats começou em 81 e durante todos esses anos foi sucesso por onde passou. "Pode ser homem, mulher, em cima do muro, idoso, pouco importa, todos amam Ball-Cats. É impressionante!", sentencia veemente o diretor de teatro e fanfarrão Cacá Rosset. O Brasil também tem o seu espetáculo, o devidamente traduzido Bola-Gato, que, óbvio, é um sucesso de público e crítica especializada (gente como nós). Uma curiosidade: o espetáculo já foi (in)traduzido para mais 802 línguas. Ui!
O povo quer saber: quando, onde e quanto?
Quando: 09 de Agosto a 27 de setembro.
Onde: No SurubaCardHallMarket (Fone -69-242424. Ramal: d4).
Quanto: depende do Cat... Tem Cat que cobra 150, tem Cat que, bem conversado, pode ser gratuito.
Roqueira Sapeca Pitty Lança Livro de Auto-Ajuda
“Quem não tem teto de vidro atire a primeira pedra”. “O homem é o lobo do homem”. “O importante é ser você”. “Não deixe nada para a semana que vêm, por que a semana que vêm pode nem chegar”. “Somos as mesmas pessoas”. “Quem ordena a execução não acende a fogueira”. Desde o começo de sua carreira musical, a roqueira Pitty (de all-star e tudo) sempre foi chegada nuns provérbios bem copiados e de uma auto-ajuda barata para quem não tem.
Pois bem, encorajada pela mãe que a acha uma magnífica escritora, pelos amigos (que não estavam sãos no momento que a encorajaram) e pela editora Objetiva, do Rio de Janeiro (que precisa de dinheiro dos diovens/atuais RBD´s, pois o último do Veríssimo não vendeu p**** nenhuma), então, a mocinha Pitty, depois de todo esse apoio, resolveu lançar um livro de pensamentos e histórias auto-ajudáticas. O livro se chama "SOU REBELDE SIM, E ESTOU VIVENDO, TEM GENTE QUE NÃO É REBELDE E ESTÁ MORRENDO". A baiana assina o mesmo (livro) como Priscila Leone, pois não quer vincular sua literatura toda especial a seus trabalhos músicais de qualidade ímpar. "Olha cara, literatura é literatura, música é música, certo?", sentenciou Pitty, ou Priscila Leone, para A Pipa do Vovô por telefone. (Boatos que o repórter/estagiário estava num orelhão...)
O lançamento do livro (não ao mar, ok!) ocorre dia 15 de agosto na livraria/bar Estupendo´s na praia do Leblon, às 20:30h. O evento terá várias apresentações, entre elas uma apresentação surpresa dos Jo Soy Rebelde! RBD Couver Brazilian Tops.
Era surpresa, pediram para não contar, mas foda-se!
4.8.06
Doação Mínima do Criança Esperança tem Aumento de 133,3333333% Desde o Início do Plano Real
Diversos dos nossos milhares de leitores enviam emails dizendo que a gente não sabe fazer jornalismo. Que gazeamos todas as aulas de redação e etc. Então, nosso humilde editor-chefe-dono nos mandou fazer (com pauta e tudo) uma matéria de cunho jornalístico entrevistativo matemático com porcentagem e tudo. Vamos a ela...
1º o famoso Lead
Quando: Hoje, ora bolas!
Onde: Pelo telefone.
Por que: Pergunta pro Didi.
Como: Aumentando e pronto.
2º Complemento da matéria (obrigatório), ouvir os envolvidos.
Então segue abaixo entrevista com Didi Mocó (obs: só tivemos direito de fazer duas perguntas para o vulgo Renato Aragão. E os outros envolvidos os "quem" do Lead acima, não quiseram se manifestar a respeito).
A Pipa do Vovô: O salário dos doadores não aumentou, então, por que esse aumento nas doações mínimas desde o inicio do Plano Real, haja vista que no inicio era 3 reais, agora é 7?
Didi Bocó: O psit da poltrona, é o seguinte... (respira fundo). Tudo aumenta, até a barriga da jumenta.
A Pipa do Vovô: Que piada mais sem graça! Aliás, sua carreira está sem graça, o senhor está forçando a barra com aquele programinha safado, ok! Mas meus leitores tem uma curiosidade: quem é beneficiado com todo esse dinheiro doado?
Didi Bocó: (dez segundos depois) Os pirata!
2.8.06
5 Frases de Cunho Social
"Todos merecem uma segunda chance, menos Hittler".
"Mulher é tão fácil que até papeleiro tem!".
"Pobre não tem nada. Mas quando da enchente perde tudo".
"Prefiro a morte que morrer afogado!"
"O homem ergue as mãos aos céus para pedir perdão, a mulher ergue os pés"
Bônus Track Aldemar Vigário para Professor Raimundo:
"Já sentastes na Burra?"
28.7.06
Extra, Extra: Lulu Santos Encerra a Carreira!
Lulu Santos começou com a banda Vímana em 1979. Depois do final da banda assumiu sua carreira-solo, lançando seu primeiro disco, Tempos Modernos, em 1982. E já no seu primeiros disco solo conheceu o estrelato.
Desde então, Lulu foi chamado de fabricante de hits. Devido a quantidade de músicas de sucesso que compunha. Mas o tempo foi cruel com Luis Pragana dos Santos. Diferente de Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Benjor, todos veteranos e atualmente fracassados (que só conseguem aparecer com antigos sucessos), Lulu queria que suas novas e péssimas músicas fossem hits. Mas velhice e sucesso na mpb não são sinônimos. E a cada disco que Lulu lançava o entristecia mais, pois nos shows o publico chegava até mesmo a vaiar as suas músicas atuais. “Uhhhh, toca Um Certo Alguém seu velho idiota, ou então saí do palco que eu quero vê o Cpm22, porra!”. O artista se debatia com a gravadora e seus marketeiros, dizia que eles eram os culpados pela sua derrocada, que não trabalhavam suas músicas com afinco, não as inseriam em novelas e rádios com jabás fortes como na década de 80.
Mas um dos principais motivos que levaram Lulu Santos a tomar essa sensata decisão foi um convite vindo de um outro Santos, o Silvio. Quando Silvio Santos o chamou para participar do programa Rei Majestade, que conta com a presença de artistas decadentes, o já deprimido Lulu não se conteve. Era o fim. Chorou, se esperniou, perguntou por que estava sendo convidado. E o Homem do Baú foi sincero (como um velho hit seu): “Hi, hi, mas é que Lulu, veja bem, você é um fracassado, não faz um hit desde Assim Caminha a Humanidade, oi!”. Lulu aos prantos lhe disse: “Então, vou encerrar minha carreira!”. Silvio retrucou: “Oi, oi, calma Lulu, você tem certeza disso, posso perguntar?”. Lulu encerrou a conversa e sua história na mpb declamando: “Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia!”.
Mensagem sentimental do Pipa do Vovô a Lulu Santos (para encerrar a matéria emocionando o leitor):
Fica para nós a coragem e perseverança de um homem (que se achava jovem mesmo estando grisalho) que teve lampejos criativos e, hoje, diante da velhice não conseguia ser mais o mesmo de muitos anos atrás. Lulu teve a dignidade de parar e não atravancar mais o caminho dos novos que aparecem por aí, nem aporrinhar nossos humildes ouvidos com música de má qualidade. Um grande exemplo para Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Jorge Benjor. Vá Lulu, com Deus!
21.7.06
Duvida no Ar: Pode Bater Punheta Ao Vivo?
Contribuição de Chico Xicote Pereira.
O telejornalismo português perdeu pontos. A apresentadora, ora pois, não respondeu ao nobre telespectador que a questionou ao vivo. Muito triste. Jornalismo não é isso!
14.7.06
Caçador de Mitos: Existe Ex-Viado?
Esse caso (de ex-viados) é tratado pela ciência de maneira parecida com que a mesma (ciência) trata os casos de extraterrestres que vivem em outras terras que não o planeta Terra. A incredulidade dos homens de branco é tanta que todos os cientistas procurados foram unânimes: se há ex-viados nunca lhes foram apresentados ao menos um. “Há casos de pessoas que dizem que foram abduzidas por ex-viados. Outras pessoas dizem que viram ex-viados pelos matos do interior como se estivessem perdidos ou caçando borboletas. E ainda há casos de pessoas que afirmam ser ex-viados, mas que não aceitam ser estudadas. Daí fica difícil”, concluiu o pós-doutor em sexologia dos anjos Adalto Costa do Carvalho, da UFODE de Pelotas.
Todos os casos são esdrúxulos e bestas. Mas para a classe científica o último caso citado é típico de viados enrustidos. “Eles se dizem ex-viados, mas na hora do pega-pra-capá, de sentar na burra, de escorregar no quiabo gostoso, de lanhar as costas, eles fogem e não aceitam fazer o teste cientifico sério que nós os propomos com carinho”, completa o mestre em ânuslogia Conrado Afonso New. Esse teste é simples e consiste em... bem, você sabe... no u do estudado.
Mas então fica a pergunta no ar: por que os ditos ex-viados não fazem o teste da cobra escondida para provar que realmente são ex-bichinhas e que não gostam mais da fruta que as menininhas chupam até o caroço? “É que na hora que estamos testando (uiiiii!) a pessoa temos equipamentos que comprovam se a mesma sente prazer em ser, digamos, amada por trás”, explica o bixólogo e professor da UDEI, de Campinas, que aplica o teste cientificamente e pessoalmente, Júnior Sifud Nucool.
Então, se a ciência não tem provas. E na bíblia não consta nada a respeito. A Pipa do Vovô diz sem medo de errar: NÃO EXISTE EX-VIADOS!
11.7.06
Multinacional Lança Perna Mecânica do Rei
E logo de cara lança a perna mecânica RC à 300 km por hora, o nome é alusão a música e ao filme estrelado pelo Rei, Roberto Carlos. “O Brasil é um grande público em potencial, uma nação que está crescendo, então nada mais honesto de nossa parte que usar o maior artista do país para divulgar nossa marca”, falou o presidente Ljunberg Klasstrom.
O velho-propaganda, que já vendeu das calças Calhambeque às penas Amazônia, explicou melhor para os ignorantes de plantão. “É para isso que serve o tão falado marketing, bixo. Para chegar a quem precisa. E quando chega, são tantas emoções!”. Isso é o que promete a empresa Tech Body. A perna mecânica do rei terá um preço acessível para atingir um grande público.
A perna é feita de titânio, mesmo material das carcaças do carros de formúla 1 e fucas, e as articulações têm amortecedores, parecidos com os das bicicletas modernas. Além de trazer em anexo um adesivo e um autógrafo do Rei com os dizeres: "é preciso saber viver". Tudo isso por 2 mil reais.
O Lançamento
O coquetel de lançamento da RC à 300 km por hora, ocorreu no sintuoso Copacabana Palace e contou com a presença de diversos ilustres entre eles, Lars Grael, Wagner Montes (que curiosamente tem a ponta de sua perna mecânica afinada, por que a Sônia Lima) e o digníssimo presidente Lula. “Se não eu não fosse político, lançaria meu dedo mecânico”, confidenciou Lula para os convidados.
Fernando Vannucci Levemente Embriagado
Colaboração do atento Augusto Baladão!
Como diria Serginho Groismann: Muito Pom! Isso é jornalismo de verdade! Só faltou o TE CONSIDERO PRA CARAMBA!
6.7.06
Preconceito: Bichas Loucas Agridem Heterossexual em Show
Aconteceu no dia 3 de julho, em Nova York.
Foi durante a apresentação do grupo Village People. O jovem Josh Nash, de 26 anos, dançava ao som de “Macho Man” quando foi interpelado por um rapaz, que no retrato-falado feito por Nash à polícia tem a mesma cara do Falcon. “Ei, homem, o que preciso fazer para ganhar um beijo seu”, disse Falcon. “Só estou dançando não sou gay, com licença”, respondeu de bate pronto Nash.
Falcon não gostou da resposta. E em questão de minutos reapareceu, só que agora com mais três rapazes. Segundo o mesmo retrato-falado, os outros dois bófis são idênticos à Fred Mercury e Bruce Willis. Falcon não gostou de ter levado um não do hetero Nash. E acabou partindo para violência junto com os seus comparsas. Nash recebeu diversos tapas e puxões de cabelo. Também caiu no chão durante o embate e desmaiou. Nash disse que só se lembra de uma frase dita por Willis: “Ei, aqui não é lugar para homem não, tá!”.
No hospital, depois de sofrer alguns pontos e cirurgias para cicatrizar os arranhões, o já recuperado Nash não queria falar com a imprensa sobre o ocorrido. Mas do leito em que se encontrava o mesmo resumiu sua triste história em uma bela frase: “I will survive!”.
4.7.06
“O Amor na Prática é Sempre ao Contrário”
Não se assuste! Essa triste crônica não condiz com o conteúdo deste blog - coisas desse nível você encontrará no meu outro blog A Vida Não Presta.
“Quanto tempo longe de você, quero ao menos lhe falar”. A música popular e seus ícones nos deram tantas canções de amor e perda, quanto fracassos e vexames. A história está cheia delas. “Desde que o samba é samba é assim”. E é tão fácil se identificar com elas... É tão confortável, e é tão triste. “Ela já não gosta mais de mim, mas eu gosto dela mesmo assim, que pena”. Mas os dramas e traumas da vida amorosa quando infelizmente e inevitavelmente aparecem, são muito mais que uma simples pena. “Não sei mais bem onde estou, nem onde há realidade”. Cortar os pulsos parece ser a saída ideal. A comida não tem sal. O Sol não esquenta. A rotina perde a graça. E o dia demora a passar. “Apesar de você, amanhã a de ser outro dia”. Coragem! Se ela se ergueu do chão, por que eu não conseguiria me erguer? “Quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais”. É a hora da virada. Você sai da cama, lava a cara, se arruma. “A noite vai ser boa, tudo vai rolar”. Mas nem sempre (ou quase nunca) as coisas acontecem como nas canções. “Por que eu só faço com você, só quero com você”. Não, as coisas não aconteceram como você esperava. Os sorrisos falsos, as músicas que mais parecem barulhos, os mesmos rostos perdidos e o uísque amargo. “Você é tudo o que eu quero”. O refrão, que antes era brega, agora ecoa na sua cabecinha confusa. E o amanhã nasce ontem. Sem graça, sem gosto, sem cor. “Quis morrer de fome, quase enlouqueci”. Mas tem o trabalho, os amigos, a família. Resumindo, a sua vidinha. A mesma de sempre lhe espera de braços abertos. “E agora, que faço eu da vida sem você?”. Simplesmente você vive. Inspira. Expira. Às vezes, suspira. “Vou chorar, desculpe, mas eu vou chorar”. E de uma hora para outra as canções bregas vão sumindo, vão perdendo o sentido e as coisas voltam a se encaixar. “O telefone tocou novamente”. Então, você re-aprende a amar alguém que não você mesmo. E torce loucamente para que as coisas dêem certo como outrora. Mas com um final mais feliz. Com uma vida mais colorida. “Amanhã será um novo dia e certamente eu vou ser mais feliz”.
PS: Só depois de anos entendi a canção título desta crônica (Ritual, de Cazuza). E inegavelmente me senti muito triste por entendê-la. Queria não tê-la entendido nunca. Foi muito triste. Não foi nada fácil. Mas aprendi com esse tempo que a palavra “fácil” não existe no vocabulário dos adultos. Então...
3.7.06
Na Época da Ditadura Era Melhor...
Quando o general Ernesto Geisel, na época da ditadura militar, chegava em casa, servia seu uísque e ia pra frente da Tv, ele sentia que as coisas no Brasil iam bem. Sentia orgulho. Pois no Jornal Nacional enquanto as notícias internacionais davam conta de um mundo louco e insano, as mesmas notícias do Brasil mostravam um país próspero e belo. Uma pátria amada, idolatrada.
Era ditadura militar...
Mas, durante a Copa do Mundo desse ano, percebi que ninguém morreu, ninguém roubou e não houve escândalo algum no país, que até ontem estava em situação de caos e calamidade pública. Claro, tudo pela ótica do nosso tradicional Jornal Nacional. O mesmo que, anos atrás, encantou o general Geisel.
E não estamos em ditadura militar...
Agora que a Copa acabou (para nós), ligo a Tv com a intenção de assistir ao elegante e sério William Bonner (com sua tradicional mechinha alá Chimbinha do Calypso) e percebo, logo de cara, que as pessoas voltaram a se matar e a roubar umas das outras. Ah, e tem até escândalo no planalto.
Quando me falam em manipulação tento não acreditar, afinal não temos mais ditadura para nos censurar. Inocente, eu? Imagina... Mas fico com uma pulga atrás da orelha: ou os bandidos e ladrões deram um tempo para assistir aos jogos, ou a Copa do Mundo realmente une as pessoas em prol da paz e da harmonia.
PS: como diria meu avô: "não só o país, mas até a seleção da época da ditadura era melhor!" Será?
29.6.06
Ser Homem e Jornalista Ao Mesmo Tempo é Complicado?
Antes de ler esse texto jornalístico de alto nível você deve assistir ao vídeo acima para melhor compreende-lo, ok?
Essa pergunta (a da manchete) paira sobre as cabeças mais pensantes do jornalismo brasileiro, e por que não, mundial. E a ciência, sempre atenta diga-se de passagem, consegue explica-la
O homem heterossexual não consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo. Tal constatação é chamada de funcionalidade, pelos cientistas. O homem heterossexual difere da mulher heterossexual e dos próprios homens homossexuais, pois estes dois, segundo a ciência, são multifuncionais, ou seja, fazem duas ou mais coisas ao mesmo tempo. Exemplo: chupam (ui!) cana e assoviam. Palmas para eles!
É por isso que você, bicha ou não, quando vai a parada gay encontra vários jornalistas. Eles conseguem ser homens e jornalistas ao mesmo tempo. Ou seja, fazem as duas coisas concentrados, não perdendo o foco, são multifuncionais.
Mas existem as raras exceções. Como o caso que o ocorre no vídeo acima. O jornalista e falastrão Jorge Kajuru (que numa entrevista à Adriane Galisteu disse que deu o c* uma vez e não gostou, prova maior de que é macho não existe) admite ao boxeador Marinho, que, naquele momento não era homem (mesmo nascendo com uma torneirinha), e sim, jornalista. O óbvio se apresenta a nós. Escancarado. Ele estava em seu horário de trabalho, super concentrado, mais concentrado que extrato de tomate, e como é heterossexual não conseguiu fazer duas coisas ao mesmo tempo, ou seja, entrevistar e ser macho. Então por isso, a frase: “NÃO SOU HOMEM, SOU JORNALISTA”. Entendeu?
28.6.06
Zagallo Morreu, 13 Letras!
Você sabe o que significa "gancho" no jornalismo? Bom... se não sabe azar o seu! Mas quando o senhor que usa um babador da Nike falecer, muitos utilizaram o tal gancho da manchete acima.
Trocadalho do Carilho: Homem sofre colapso em show do Calypso
Arnaldo Cavalcanti, 53 anos, estava dançando com sua namorada, Christiane Alves Pinto, 25 anos, a canção Cavalo Manco quando passou mal e desmaiou em meio a multidão. Cavalcanti foi levado às pressas para o Hospital Regional de Ilhéus em estado grave. Permaneceu sob observação na UTI por dois dias e hoje recebeu alta. “Foi um susto, pensei que iria morrer. A última coisa que me lembro é o rosto de Chimbinha”, completou ainda aminésico.
Além do trocadalho do carilho existe outra curiosidade no fato. Cavalcanti mentiu a idade para a jovem Christiane, e esse foi o principal motivo do calypso, (ops!) colapso disse o médico responsável pelo plantão José Cortêz. “Com a idade dele é necessário se cuidar. Ainda mais nessas épocas de carnaval”, sentenciou. Carnaval em Junho? Tudo bem, foi na Bahia...
A jovem e inocente Christiane pensou que o advogado tinha “apenas” 40 anos, e por esse motivo convidou o homem para acompanha - lá no fim de semana carnavalesco de Ilhéus. “Não é por que ele era meu namorado, mas ele está muito conservado para a idade dele. Nunca que eu iria adivinhar”, comentou meio tímida. O namoro dos pombinhos balançou e Cavalcanti admite que foi imprudente com sua vida e com sua amada. “Sou fã de Joelma não perderia esse show por nada nesse mundo. Devia ter contado a verdade. Só menti para ela por que descobri que tenho a mesma idade de seu pai”, consertou.
Tino Marcos - repórter e bom moço - Cai de Maduro
Tino Marcos (mais um dos milhares de bom moços repórteres de nosso Brasil varonil) caindo de madruro. Até quando cai ele não fala obscenidades. Mas como é educado esse rapaz!!
Caçador de Mitos: Afinal, Porra Faz Bem Para a Pele?
Então nada mais justo, jornalisticamente, que acabar com as dúvidas da nossa sociedade.
O esperma além de conter material genético (os famosos genes), traz também consigo cálcio e proteínas diversas e muita água. Essa era sua fórmula, e isso era o que sabíamos sobre a porra. Agora, cientistas do Oregon descobriram que o liquido da vida tem diversas vitaminas. A principal delas é a pró-vitamina B5, que rejuvenesce e deixa a pele mais limpa para o dia-a-dia.
Pronto, suas dúvidas se acabaram. Porra faz bem para a pele.
Puta que Pariu, Dercy faleceu!
Mas a anciã também trabalhou em diversos filmes e novelas, teve até um programa no Sbt, e ultimamente fazia free-lancer em diversos eventos da 5ª idade, onde dizia palavrões, declamava poesias e fazia streep-tease (às vezes). “A Dercy sempre foi um esculacho, cara!”, confidenciou uma pessoa que se dizia cover da defunta.
A senhora, que na identidade se chamava Dolores Gonçalvez Costa, veio a falecer (prematuramente para alguns é preciso frisar isso) em casa, enquanto estava conversando com seu gato de estimação, de nome Caralho. “Ela chamou o Caralho de merda, de filho da puta e depois se queixou de uma dor na barriga, quando fui ver o que ocorria, percebi que estava mortinha da silva”, contou aos prantos Suzette Garcia Pereira, empregada da atriz a surpreendentes 70 anos.
O enterro ocorreu na sua cidade natal, Santa Maria Madalena, no estado do Rio de Janeiro, e contou com a presença de 673 desocupados. Antes de começar a missa o padre, João Ferreira Gullar, da maior capela da cidade não se conteve: “É uma pena não poder contar com a presença dos pais da Dercy, pois a coitada morreu tão jovem”. Muitos risos. Na seqüência todos os presentes gritaram em coro: “Puta que pariu!”. Só depois disso a missa começou seu andamento normal de ofensas gratuitas e xingamentos bem empregados.
Mas foi o ator Lima Duarte, que muito emocionado, conseguiu com poucas palavras resumir a trajetória da antiga vedete: “Dercy deixa ao povo brasileiro um legado de obscenidade, má educação e teimosia perante a morte, e isso é para poucos”.