24.11.09

Morre Geraldo Vandré


À esquerda, uns dos últimos registros de Geraldo Vandré. À direita, o amigo Castrinho

Morreu, ontem, vítima de um AVC (acidente vascular cerebral) o cantor e compositor Geraldo Vandré. O autor de diversos clássicos da música popular brasileira, como Disparada e Caminhando (Pra não dizer que não falei de flores), tinha 64 anos e vivia recluso na cidade de São Paulo, desde a década de 70.

O cantor, que era solteiro e não tinha filhos, morava em um pequeno apartamento no bairro do Bexiga e mantinha poucos amigos. A pessoa mais próxima era o humorista Castrinho (Geraldo Freire de Castro Filho), que coincidentemente estava com o compositor no momento de sua morte.

"Ele estava em casa, de cama. Muito triste. Eu estava do seu lado, ouvindo música clássica no rádio. Ele me disse que estava se sentindo mal. Sussurrou algo que não ouvi. Cheguei próximo a ele e só ouvi ele dizer baixinho: Geraldo...", confidenciou.

Após abandonar a música, Vandré passou a se dedicar a advogacia, sua profissão. O auge da carreira do paraibano foi na década de 60, nos festivais de música da Record.

16 comentários:

Teco Galati disse...

Acabei de falar com o Castrinho, que negou tudo. Que piada de mau gosto!
O Blog todo é assim? Se ficasse claro que era uma piada eu simplismente não riria e pronto. Mas mesmo quem gosta de humor negro não vai entender que era só uma piada.
Péssimo gosto. Ruim..ruim...

Anônimo disse...

Ôportunista (com acento mesmo) desinformado, esse bloguete poderia pelo menos pesquisar para falar. Vandré não advoga, cansou de falar que é funcionário público, e em 2009 tinha 74 anos, não 64. Nem para fazer umas continhas nos dedos.

Anônimo disse...

Burro,você naum tem um pingo de cultura,deve escutar pagode
espero que você morra...

Anônimo disse...

Que blogueiro mais imbecil, seu burro !!! mal sabe contar, e ainda fica criando notícias falsas ! Otário !!!

Anônimo disse...

mas que filho da puta você.espero realmente, sem trolagem, que você tenha algum sofrimento relacionado à morte. quem já segurou uma alça de caixão sabe que isso não é piada.

Anônimo disse...

Estive com ele hoje, quarta-feira, 27 de abril. Primeiro, ele está bem e lúcido, segundo; é meu amigo pessoal; terceiro, por que você não dá um tiro na própria idéia, hein mané? Quer fazer sucesso...Vai trabalhar, vagabundo!!
Paulo de Tharso

Anônimo disse...

MILICO PEDERASTA, PEDÓFILO DOS INFERNOS, MORRA DESGRAÇADO!

Anônimo disse...

Vou denuncaira você para que não possa mais fazer uma coisa destas. Tem mãe, irmão, filho? Deve ser filho da rua, não ter consideração com a existência de ninguém. Nem sabe e nem pensou no que é deixar de existir. Detesto te chamar de FILHO DA PUTA, mas nem isso deve ser. FILHO DA RUA, DE NINGUÉM. Como ousa fazer uma coisa destas? gENTE SEM IMPORTANCIA PENSA QUE NINGUÉM TEM IMPORTANCIA...SEU CANALHA! MIL VEZEZ CANALHA

Willians disse...

Até então, pensava haver limites para a imbecilidade, mas agora vejo que estava completamente enganado. Qual é o seu problema? Não tem tem nenhum talento? É um inepto? Não fique tentando pegar carona na imagem alheia, ainda mais com esse tipo de mentira. Como você deve ter percebido, ninguém achou graça.

Anônimo disse...

SÓ DEVE SER PAGODEIRO MESMO!
TEM QUE TER RESPEITO POR QUE UM DIA TEVE A CORAGEM DE DIZER EM SUA MÚSICA UM AR DE LIBERDADE...
GERALDO VANDRÉ É UM ÍCONE DA HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS.
SE TEMOS LIBERDADE DE QUESTIONAR ALGO, AFIRMAR, EXIGIR, DE SERTA FORMA TEMOS QUE AGRADECER OS NOSSOS CORAJOSOS ARTÍSTAS BRASILEIRO QUE REALMENTE TEM PÁTRIA.
CAMINHANDO E CANTANDO E SEGUINDO A CANÇÃO: DEU PASSO LIVRE PARA SEGUIRMOS DE BRAÇOS DADO OU NÃO, ENQUANTO NO PASSADO GERALDO VANDRÉ ATRAVESSOU OBSTÁCULO PERMITINDO A NOSSA PASSAGEM...
RESUMINDO: O CORAJOSO VANDRÉ DE SERTA FORMA É NOSSO PAI NUM INSINAMENTO E BANHO DE CULTURA!
AGORA QUE JOGA PEDRA NO PAI É LOUCO EO MORRE DE INVEJA DA NOSSA CULTURA!
PODE TER SERTEZA DE UMA COISA, A MÚSICA QUE ESSE FILHO PRÓDIGO DEVE OUVIR, É O TAL PAGODE BARATO DE LETRA VULGAR!
RESPEITA NOSSA CULTURA SEU BESTA.
AFINAL VOCÊ SABE O QUE É CULTURA?
DEFINA.

NEY BARBOSA.

Regina disse...

Existem pessoas e lixos fétidos feito você.
Um desocupado, um imbecil que não merece absolutamente nada,nem mesmo pena.
Brincar com a morte de alguém como Geraldo Vandré é de fato ser um traste inútil.
Que vida mais imbecil deve ser a sua,não?
Geraldo Vandré vive enquanto você deveria desaparecer de vez.

pcrockblues disse...

concordo com todos os comentarios....é lamentavel alguem querer se erguer em cima da mentira ,principalmente sobre um dos grandes icones da musica e da cultura brasileira

Anônimo disse...

Tenho profunda admiração por este GRANDE compositor...acredito que Vandré queira ficar no anonimato, pois foi o único que realmente sofreu com todos os acontecimentos...seus falsos colegas hoje andam curtindo tudo que condenaram na época...parabéns, Vandré,esteja vc onde estiver...Suas letras não são protestos, são hinos que jamais esqueceremos!

Anônimo disse...

Esse tipo de resíduo humano, infelizmente existe e faz a parte mofenta da humanidade! Fico triste por saber que naum teremos novos hinos de Vandre para seguir os dias descansando os ouvidos de tanta babaquice dita no radio, na tv, nas ruas, nas musicas atuail e ater nos blogueres, como Er o caso desse idiota, desta hiena falante que declinou quando decidiu expressar essa filosofia de chimpanzé desoculpado! Geraldo vandre onde quer que vc esteja, aqui vai o mais sublime dos abraços e espero que vc esteja superado ou feliz. Lucio

Anônimo disse...

Geraldo vandré é ícone . .QUANDO EU OUÇO A MUSICA DELE EU SINTO A CULTURA VERDADEIRA DO Brasil. .ele é um eterno cantor. . .SONHO EM PODER VER O Geraldo um dia volTAR A CANTAR. .CAMINHANDO e cantando e Seguinto a canção

Anônimo disse...

Caros,
Esse cidadão de nome Geraldo Vandré, me deixa com os olhos inundados, quando ouço suas lindas, belas canções. Esse Senhor admirado por todo o povo brasileiro jamais morrerá pois ficará para sempre em nossos corações em nossas lembras.Pena que ele lutou com toda uma dignidade para esses abutres do poder mostrar suas verdadeiras máscaras.
Vandré, espero que vivas muito, embora acredito que tenhas sofrido bastante na mão de uma ditadura impiedosa....você merece todo o nosso respeito como bem disse no maracananzinho em prol do Chico e Jobim. Você é simplesmente o máximo da música popular brasileira.
Com toda admiração! Um fã incondicional.Acho que canções iguais as suas jamais irá aparecer.