27.4.09

Empresa Cubana Lança Chinelo "Havanas"

As originais, cubanas...

Não foi nada original a idéia da empresa pública cubana de tabaco, Cubatabaco, de produzir chinelos confortáveis de borracha com tiras finas como o nome de Havanas. Sim, uma imitação escancarada das famosas e brasileiras Havaianas. O curioso é que a Cubatabaco não é uma fábrica de calçados e sim de tabacos diversos.

A intenção da Cubatabaco, por mais incrível que pareça, é agregar uma empatia ao charuto. Caro leitor, está difícil de entender a relação chinelo e charuto? Pois bem, os criadores do chinelo Havanas confeccionaram apenas pares marrons da cor de charutos. E como a marca é muito conhecida na terra de Fidel, ela praticamente monopoliza o mercado de fumo, os empresários crêem que o chinelo será um sucesso e alavancará, por consequência, a venda de charutos.

"Hoje, todo o mundo conhece as super coloridas havaianas brasileiras. Porque não lançar o chinelo marronzito Havanas, hein? Não há nenhum impecilho judicial referente a isso, companheiro", relata o relações públicas da Cubatabaco, Enrico Muerón.

A São Paulo Alpargatas, do Grupo Camargo Corrêa, empresa que confecciona as tradicionais havaianas, pronunciou-se sobre o caso em uma curiosa nota.

"Criamos e produzimos este singelo chinelo que é a cara do Brasil, desde 1962. Sofremos diversos casos de plágio por diversas empresas do mundo durante esse período. Recorremos judicialmente e vencemos todas as causas. Porém, a legislação cubana é muito complicada. Existe diversos entraves que minam nosso poder de criadores do chinelo. Pedimos, então, ao Ilmo. Sr. Presidente Luís Inácio Lula da Silva, assim como a Barack Obama (sabemos que Michelle possui diversos pares) que intervenha de alguma forma, em nome da moral, da ética e da cultura brasileira".

Nenhum comentário: