14.7.11

Venda de Kit-Kat no Brasil Faz Uruguai perder Turistas

Aviões e ônibus com poltronas vazias. Comércio à espera de clientes. Monumentos sem ser fotografados. Guias turísticos de braços cruzados. Paisagens naturais desérticas. Essa é a cruel realidade de diversas cidades uruguaias sem a presença dos turistas brasileiros. Um estudo recente foi realizado pela secretaria de turismo do país para verificar a causa dessa ausência tão sentida.

O motivo para a sumiço dos brasileiros, por incrível que pareça, está estritamente ligado a comercialização de Kit-Kats. A guloseima, da empresa Nestlé, era um chamariz para os turistas, pois era considerado barato (o real vale mais que o peso) e fácil de encontrar em todos os mercados uruguaios. O "problema" é que, a partir de julho desse ano, o produto começou a ser vendido novamente no Brasil, depois de longos anos. "Daí, os brasileiros não tinham mais motivo para ir ao Uruguai", deduziu Kátia Marins, relações-públicas e do lar.

A baixa de turistas brasileiros no Uruguai já preocupa os hermanos e as autoridades locais, que promete agir. "Cidades como Rivera e Montevidéo já estão sentindo um déficit em suas economias pela simples ausência de brasileiros. O governo investirá forte para chamar, outra vez, o povo brasileiro até o país. Caso não tenhamos sucesso, entraremos em contato com a Nestlé e buscaremos cancelar a venda de Kit-Kats no Brasil", confirmou o embaixador do Uruguai no Brasil, Pedro Humberto Vaz.