10.1.08

Método Alberto Roberto Empolga Futuros Jornalistas

"Por quê?"

Os estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro ficaram surpresos quando o professor rabiscou na lousa: "Método Alberto Roberto de Jornalismo". Todos pensaram que se tratava de uma brincadeira. "Eles acharam que eu estava de pegadinha, ou algo parecido", afirma o profressor Omar Brilo.

Para quem não lembra, o personagem de Chico Anysio, Alberto Roberto, era um entrevistador que retrucava suas fontes sempre com um "por quê?". E o metódo consiste em, basicamente, imitar Alberto Roberto, soltando um "por quê?" atrás do outro.

Para os alunos da universidade carioca o método Alberto Roberto sintetiza o âmago de todas as dúvidas humanas interiores que movem o ser, o ego e o jornalista enquanto estudante e gente que propulsa e propaga a informação para a sociedade que a absorve ou não. "Tipo assim... É tudo que permeia o lance, tá ligado?", afirma e questiona a estudante de Jornalismo Laura Fédes.

O Ministério da Educação soube da idéia e a aprovou até mesmo para outras universidades. "Alberto Roberto resume a essência da intelectualidade que move os futuros e bons jornalistas deste país. A implantação do seu método é fundamental. Arrisco-me a frisar que Alberto Roberto é uma das maiores figuras do Jornalismo moderno", declara o ministro da educação Fernando Haddad.

Até mesmo o presidente Luís Inácio Lula da Silva achou um espaço em sua agenda e comentou o inusitado fato com graça. "Eu nunca estive tão certo de que na história deste país um personagem humorístico foi de tanta importância para uma profissão. Mesmo com pouco estudo eu sei disso".

Chico Anysio foi procurado pela Pipa do Vovô. Abaixo a curtissima entrevista:

A Pipa do Vovô: - Você ficou emocionado por se tornar matéria de aula para futuros jornalistas?

Chico Anysio: - Por quê?